A cidade de Foz do Iguaçu (PR) recebe, entre os dias 17 e 19 de junho, o 10º Festival de Turismo Cataratas. O evento acontece no Rafain Palace Hotel & Convention Center.
A abertura contou com a presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves; do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz; da ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo; do secretário de Turismo do Paraná, Douglas Fabrício; do prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, além de líderes de entidades representativas do turismo. A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) esteve representada pelo presidente Alexandre Sampaio.
O ministro do Turismo, Henrique Alves, anunciou que apresentará uma proposta para definir “áreas especiais de interesse turístico” no Brasil e assegurou que Foz do Iguaçu será a primeira cidade contemplada dentro da lei. Alves afirmou que o objetivo é oferecer condições diferenciadas para as áreas abrangidas pela lei, com uma legislação tributária e ambiental mais simples, com segurança jurídica e benefícios para investimentos. “Se a lei for aprovada, a primeira área configurada, por justiça, por respeito à natureza, será Foz do Iguaçu”, disse.
O governo federal também esteve representado pelo presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, que destacou a liderança de Foz entre as não capitais no Ranking 2013 do Índice de Competitividade do Turismo Nacional. “É uma posição conquistada por mérito. Foz desenvolveu capital social, tem uma comunidade interessada e chegou a um nível de consciência muito alto sobre a importância do turismo”, afirmou.
O evento vai até o dia 19 de junho e conta com palestras diversas sobre turismo, gastronomia e negócios.