Eduardo Braga, representando a Câmara Empresarial do Turismo da Fecomercio da Bahia; Julio Oliveira, secretário de Turismo de Itacaré, Ernani Pettinati, presidente do SPHA; Manoel Linhares, representando o presidente da FBHA; Ricardo Besamat. Consultor de eficiência energética da FBHA e Raul Queiróz, representante da FBHA na Bahia
A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e o Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré (SPHA) realizaram, em Itacaré, o Encontro – Excelência na qualidade em serviços para os segmentos de hospedagem e gastronomia. O evento para empresários, gestores, profissionais e estudantes de turismo, hotelaria, gastronomia, administração de empresas, entre outros interessados, aconteceu na Pousada Papa Terra e cerca de 30 empresários do setor de hospedagem estiveram presentes.
Com a presença de Julio Oliveira, secretário de Turismo de Itacaré, Manoel Garrido, presidente da ABIH/BA, Manoel Linhares, representando o presidente da FBHA, Eduardo Braga, representando a Câmara Empresarial do Turismo da Fecomercio da Bahia e Raul Queiróz, representante da FBHA na Bahia, Silvana Machado e Graça Rocha, ambas do Sebrae e Adilson Jesus, representando o a FETTEBASA, o Encontro promovido pela FBHA teve o objetivo de elevar a qualidade dos serviços em hotelaria e alimentação visando não só satisfazer os visitantes, mas colaborar para o incremento do turismo nessa bela região do estado da Bahia.
“A FBHA trabalha pelo pleno desenvolvimento dos setores de hospedagem e de alimentação fora do lar. Queremos potencializar a vocação turística de Itacaré e toda a região através de uma proposta de permanente qualificação de mão de obra e profissionalização de serviços e produtos. É importante que os estabelecimentos estejam bem capacitados para receber o turista”, destacou o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio.
Durante o Encontro, foram apresentadas soluções práticas e orientações administrativas e jurídicas que também têm o objetivo de contribuir para aumentar os resultados financeiros dos estabelecimentos. Foram duas palestras que abordaram temas de grande interesse para o setor de hospedagem e alimentação, nas áreas de eficiência energética e jurídica.
Na palestra Eficiência energética na hotelaria, com o consultor da FBHA Ricardo Bezamat, os participantes conheceram o programa de eficiência energética da Federação, que reduz em torno de 30% os custos do setor hoteleiro com energia elétrica, água e gás. Em média, os gastos com energia elétrica representam 15% da planilha de despesas, atrás apenas dos custos com mão de obra, de 20% a 25%.
Em seguida, o consultor jurídico Sindicato de Hotéis Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), Dr Júlio Julio Cezar de Mello falou os Principais desafios dos setores de hospedagem e alimentação no tocante às exigências contábeis.
O evento teve ainda o propósito de promover uma rede de comunicação para troca de experiências entre empresários e fornecedores dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar. O Encontro – Excelência na qualidade em serviços para os segmentos de hospedagem e gastronomia conta com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Câmara Empresarial de Turismo da Bahia (CET).