FBHA marca presença no Sicomércio 2015

Compartilhe:

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) promoveu, de 28 a 30 de outubro, no hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio 2015). A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação esteve representada por conselheiros e diretores, entre eles, Julio Crucho, Marco Antonio Fatuch, Amaro Gadbem, Graco Parente, Moacyr Uchôa, Manoel Linhares, Manoel Lisboa, além do presidente Alexandre Sampaio.

“O Sicomércio visa fortalecer as entidades do comércio de bens, serviços e turismo e seus representados, por meio de um fórum com foco diretamente voltado à atuação dos sindicatos, das federações e da Confederação, alinhando conhecimento e promovendo debates, para que tenhamos como resultado uma só voz: a Voz do Comércio”, disse Antonio Oliveira Santos, presidente da CNC.

O evento reuniu os líderes da representação sindical dos empresários do comércio de todo o País e convidados especiais, para discutir temas relevantes do setor, como terceirização, produtividade, modernização das relações do trabalho e custos trabalhistas. Entre as presenças no evento estão, entre outros, o ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mendes de Mello, o jurista Ives Gandra Martins e o ex-ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.

A cerimônia de abertura oficial aconteceu no dia 28, no Ribalta Eventos e contou com mais de 800 convidados. O ministro Marco Aurélio Mendes de Mello fez a abertura do segundo dia (29), às 9 horas. Em seguida, às 10 horas, Fernando Teixeira, do Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ), deu início ao ciclo de palestras magnas com o tema Rotatividade e Produtividade. Às 11h10min, José Pastore, professor titular da Faculdade de Economia e Administração e da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (USP), realizou palestra sobre Modernização das Relações do Trabalho. Finalizando os trabalhos da manhã, o professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo Hélio Zylberstajn falou sobre o Impacto do custo trabalhista na produtiva das empresas.

O terceiro e último dia do Sicomércio (30) terá, às 9h50min, o ex-ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, que falará sobre Desburocratização e empreendedorismo como alavancas do desenvolvimento. Em seguida, às 11h10min, o jurista Ives Gandra Martins abordará o tema Substituição Tributária.

A última palestra será de Eduardo Moreira, sócio-fundador do banco Brasil Plural, às 12h50, sobre Ação sindical e o foco em resultados. A parte da tarde dos dois dias de trabalhos do evento será dedicada a debates com a participação das entidades sindicais, contando com mediadores convidados e tratando de outros temas relevantes para o setor, como, por exemplo, Código Comercial, Simples Trabalhista e Negociação Coletiva.

Leia mais

Rolar para cima