FBHA e CNC reúnem, no Rio, os players do turismo para balanço e perspectivas para 2017

Compartilhe:

Para debater o cenário futuro do turismo nacional e detalhar as principais demandas do trade para o próximo ano, Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e do Conselho de Turismo (Cetur) da CNC, reuniu os principais players do turismo no Rio de Janeiro, em evento realizado na CNC, no dia 21 de dezembro.

O debate, que levou o nome “Rio de Janeiro, o Portão de Entrada do Brasil”, contou com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão, do secretário de Turismo do Rio, Nilo Félix, e do novo presidente da Riotur, Marcelo Alves.

Dentre as demandas apresentadas, a regulamentação da Airbnb teve destaque. “Teremos que estudar a questão de como conviver com as plataformas de venda como o Airbnb. Não queremos o fim destes novos negócios, mas condições igualitárias de competição, o que basicamente diz respeito ao pagamento de impostos, aos quais todo negócio está sujeito”, afirmou Sampaio.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, também acredita que a regulamentação do Airbnb é necessária. “Estamos discutindo com membros do governo uma regulamentação e, deste modo, todo mundo pode ganhar – mas lado a lado da legislação”, disse.

Além da plataforma, o aumento dos investimentos governamentais para a exposição do Brasil no exterior também ganhou relevância. Para Sampaio, este é o momento de alavancar o Brasil e colocá-lo no topo do ranking dos países com maior visitação do mundo. “Após os megaeventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o imaginário do estrangeiro está com boas lembranças do nosso país. Esse é o momento de desenvolver o turismo aqui, mas precisamos de investimento e ajuda para acabar com a burocracia do governo brasileiro”, ressalta Sampaio.

Leia mais

Rolar para cima