O presidente da Federação Nacional de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, se reuniu, na última semana, com o deputado federal César Halum (PRB-TO) em seu gabinete na Câmara Federal. O motivo da visita foi a criação da Frente Parlamentar da Hotelaria, em defesa dos projetos de interesse do setor.
A ideia já vem sido trabalhada desde o início do ano, porém, a federação estava aguardando a composição da nova legislatura para colocar o projeto à frente. “Nunca tivemos uma frente parlamentar em defesa do nosso segmento. Vamos aproveitar o apoio do deputado César Halum à nossa causa e sensibilizar outros parlamentares da necessidade de defesa dos projetos que sejam tocantes à hotelaria”, pontuou Alexandre Sampaio.
“Tenho hoteleiros na minha família e sei da importância deste setor para o turismo de modo geral. Já fui responsável pela criação de outras frentes parlamentares na Casa e acredito que teremos sucesso novamente”, afirmou o deputado.
Frente Parlamentar
É um grupo de parlamentares que têm sua atuação unificada em função de interesses comuns, independente de bandeiras partidárias.
PL 7337/2014
Na ocasião, Sampaio aproveitou para tratar do Projeto de Lei nº 7337 – que proíbe a cobrança de multas ou taxas por cancelamento de reservas em hotéis que forem feitas com até 72 horas antes da entrada do hóspede – do qual o deputado César Halum é relator.
“A proposta é extremamente nociva à hotelaria, prejudica o bom andamento da prestação dos nossos serviços. Mas por não estarmos em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor neste quesito, estamos trabalhando para a aplicação de um instrumento legislativo para que nossos interesses sejam contemplados no relatório final do deputado”, informou o presidente da FBHA.
O deputado tem até o final do mês de novembro para apresentar o seu relatório final à Comissão de Defesa do Consumidor.