A importância do cumprimento das normas de segurança e saúde do trabalho, principalmente as ligadas ao setor de hospitalidade e alimentação, será um dos temas abordados no Seminário Sindicalismo Moderno, que a FBHA realizará no dia 13 de março, em Juiz de Fora.
Em Minas Gerais, apenas no setor de hospedagem, alimentação preparada e bebidas a varejo há mais de 80 mil empresas – que geram aproximadamente 1 milhão de empregos diretos. Para fiscalizar as regras de segurança, foi criado o projeto Intervenções Coletivas, da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE-MG). O projeto, que abrange diversas atividades econômicas, principalmente as que envolvem riscos de vida, possui auditores capacitados e estratégias de autuação para intervir de forma adequada e coordenada e aperfeiçoar as condições de trabalho nos estabelecimentos.
A palestra, que pretende fazer com que tanto os empregados quanto os empregadores entendam que a prevenção por meio de orientação é a principal forma de cumprir a legislação e reduzir os índices de morte no trabalho – que tem o Brasil como líder do ranking, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) – contará com a participação da chefe da sessão de relações do Trabalho do MTE/SRT, Alessandra Parreiras Ribeiro, e da auditora fiscal do Trabalho do MTE/SRT, Julie Santos Teixeira, que também é coordenadora do projeto Intervenções Coletivas, como palestrantes.
O Seminário Sindicalismo Moderno, uma iniciativa da FBHA com a Fethemg, será realizado no Hotel Rio Ritz, em Juiz de Fora, no dia 16 de março, das 14h às 22h. Para participar, é necessário se inscrever no site do evento .
Confira abaixo a programação do Seminário Sindicalismo Moderno:
Saiba mais:
Seminário Sindicalismo Moderno abre os debates sobre o futuro da representação
Reforma Trabalhista será tema de painel em evento da FBHA