Mais de 200 profissionais do setor de hotéis, bares e restaurantes participaram do 4º Encontro de Concierges e Recepcionistas – Edição Pampulha-Patrimônio da Humanidade, realizado pela FBHA, em Belo Horizonte. O evento, que contou com três painéis (turismo cultural, turismo receptivo e capacitação profissional; e gastronomia como receita de desenvolvimento do turismo), teve uma homenagem especial a um dos profissionais mais respeitados da hotelaria belo-horizontina, Raimundo Silva, que trabalha há mais de 45 no setor. Ele iniciou sua carreira como garçom, foi recepcionista, gerente de recepção, gerente geral e atualmente é o superintendente de uma das mais importantes redes hoteleiras de Minas Gerais.
Para a concierge Renata Guedes, palestrante do evento, o maior objetivo do profissional de recepção é que o hóspede não só volte, como também indique o local a outros futuros clientes. Em sua opinião, a profissão ainda está em desenvolvimento no Brasil. “Nosso objetivo é trazer cada vez mais profissionais capacitados para o meio, por isso, eventos como esse são oportunidades únicas”, disse.
Para o diretor de Promoção Turística da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gustavo Mendicino, outro palestrante do encontro, a capacitação profissional é tão fundamental quanto saber a importância de uma informação correta para o hóspede. “Toda a cadeia receptiva precisa falar a mesma língua”, enfatizou.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, a presidente da ABIH/MG, Patrícia Coutinho e o superintendente de Políticas do Turismo da Setur-MG, Daniel Marques, entre outros.