Varginha, no interior de Minas Gerais, pode resgatar o título de”Capital do Café” e ganhar, em seu calendário de eventos, a Semanado Café. O projeto foi apresentado ao prefeito do município,Antônio Silva, por um grupo de empresários e representantes dediversos segmentos – entre eles, o presidente do SindicatoEmpresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (Sehav),André Yuki. E tem como objetivo contribuir para o fortalecimento eo desenvolvimento socioeconômico do município e atrairespecialistas, baristas, produtores, importadores, comerciantes eturistas-consumidores apaixonados pelo produto.
Varginha é a maior praça de comercialização de café do País,além de ser a cidade que conta com o maior número de ArmazénsGerais. A microrregião em que está inserida, que compreende 16municípios, é também a maior produtora do Brasil. O estado deMinas Gerais contribuiu. Em 2015, com 51,6% da produção nacional.
“Este projeto, feito em parceria por entidades representantes deatividades econômicas variadas, foi pensado para geraroportunidades de negócios e criar condições para que maisempreendedores invistam no município, movimentando a economia deVarginha e região”, afirma o presidente do Sehav, André Yuki.
O prefeito elogiou a iniciativa dos empresários em pensarem emalternativas para fomentar a cultura do café, promovendo a cidade eatraindo desenvolvimento. “Em momentos de crise, como o queatravessamos no País e em nossa cidade, precisamos exatamentedisso, de ideias criativas que possam se somar às ações do dia a
dia”, disse Antonio Silva.
Alem de André Yuki, assinam oprojeto para a retomada da vocaçãode Varginha como referência no Café também os presidentes doCentro do Comércio do Café de Minas Gerais, Archimedes Coli Neto,do Sindicato do Comércio Varejista de Varginha (Sindvar), AurelianoZanon, do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon),Sebastião Teixeira, e o vice-presidente da Associação Comercialdo município, Anderson Martins.