Sindicato Intermunicipal das Empresas de Bufê de Minas Geraisrepresentará as empresas do segmento em 15 municípios mineiros
Um grupo de empresários de Minas Gerais ganhou na Justiça o direito de fundar o Sindbufê/MG, um sindicato para representar exclusivamente as empresas do segmento de bufês de 15 municípios do estado.
A assembleia de fundação da nova entidade ocorreu no início de dezembro de 2015, mas somente agora foi ratificada pela 24ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, em processo judicial aberto pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH (Sindhorb BH), que alegava danos morais e conflito de interesses em relação à representatividade sindical.
Com a vitória na Justiça, as empresas de bufê localizadas nos municípios de Belo Horizonte, Betim, Confins, Congonhas, Contagem, Itaúna, Lagoa Santa, Nova Lima, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Sete Lagoas e Vespasiano passam a contar com o recém-criado Sindbufê/MG para defender os interesses da categoria junto ao Legislativo e para realizar as negociações salariais com sindicatos laborais, entre outras atividades.
A decisão que permitiu a criação do sindicato foi comemorada pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). A entidade foi procurada pelos empresários mineiros e prestou assessoria técnica no processo de formação do novo sindicato.
Para Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, a sentença favorável do juiz do Trabalho Charles Etinne Cury é uma grande conquista para as empresas do setor. “O envolvimento direto dos empresários no sindicalismo patronal é fundamental para o fortalecimento da atividade de representação. Com um ambiente de negócios mais justo e favorável, as empresas dos vários segmentos englobados pela categoria de hospedagem e alimentação fora do lar terão melhores condições de crescimento e desenvolvimento”, afirma Sampaio.