O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, retorna ao Brasil amanhã (17/11), depois de uma semana dedicada a encontros com o trade turístico argentino. Ele participou da missão empresarial organizada pela CNC ao país vizinho – e aproveitou para dar o pontapé inicial em estratégias e ações capazes de potencializar o turismo entre os dois países.
Sampaio se reuniu com a ministra das Relações Exteriores do país, Susana Malcorra, com quem conversou sobre a flexibilização de vistos no âmbito do Mercosul, com o objetivo de estimular o fluxo de turistas para toda a região, e a intenção de realizar um encontro da hotelaria sul-americana em Foz do Iguaçu, no primeiro semestre de 2017, reunindo hoteleiros brasileiros, argentinos, uruguaios e paraguaios, para estudo das oportunidades passíveis de desenvolvimento conjunto.
“Além de debater ações de incremento do fluxo de turistas em nosso país, pretendemos também desenvolver práticas ou propostas de ações com as entidades argentinas de Turismo, no âmbito do Mercosul e do Conesul”, afirmou Sampaio, durante a reunião realizada no Palácio San Martín, no dia 15 de novembro. A percepção da ministra sobre a possibilidade de potencializar o turismo por meio da integração foi ao encontro dos objetivos de Sampaio: “No mundo complexo de hoje, ser capaz de mostrar nosso mercado integrado é fundamental”, afirmou Malcorra. “Estamos convencidos de que o Mercosul é uma oportunidade desenvolvida pela metade”, considerou.
Sampaio cumpriu uma agenda específica na missão empresarial organizada pela CNC, e também esteve com membros de entidades de turismo do trade argentino, como os presidentes da Câmara Argentina de Turismo, Oscar Ghezzi, da Associação de Hotéis de Turismo da Argentina, Aldo Elias, e da Federação Empresarial, Hoteleira e Gastronômica da Argentina, Roberto Brunello.