Com a posse de Vinicius Lummertz como presidente da Embratur, grupo pretende incrementar a comercialização do destino Brasil e aumentar o fluxo de turistas no País
As formas mais eficazes para melhorar a competitividade do Brasil após as Olimpíadas e Paralimpíadas e para dar mais visibilidade aos produtos turísticos nacionais foram a tônica dos debates na primeira reunião da FBHA e do trade turístico com Vinícius Lummertz, logo após a cerimônia de sua posse como presidente da Embratur, no dia 14 de julho, em Brasília.
Para o grupo, é fundamental analisar as oportunidades para manter e, de preferência, aumentar a movimentação turística em direção ao Brasil após a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016. A isenção do visto de entrada para turistas – uma das bandeiras defendidas pela FBHA – entrou na pauta de discussões do grupo como uma das medidas que o País precisa adotar, sobretudo porque aumentar o fluxo de turistas representa incrementar também a atividade turística e, consequentemente, puxar a economia do País para fora dos limites da crise.
“Fiz questão de retomar o trabalho na Embratur com esse contato direto com o trade, pois são estes profissionais que, diariamente, lidam com os problemas e gargalos do segmento. Cabe à Embratur ajudar a resolver essas dificuldades e destravar o turismo brasileiro”, afirmou Lummertz, que ocupou o cargo entre maio de 2015 e março de 2016. Na reunião, ele apresentou a programação de ações da Embratur para o 2º semestre deste ano, que tem como objetivo avançar na comercialização do Brasil como destino turístico.
Outro assunto amplamente abordado foi a necessidade de se conhecer o destino que será ‘vendido lá fora’, principalmente por conta de notícias que geram repercussão negativa para os turistas estrangeiros, como é o caso do Rio de Janeiro, com o zika vírus e a falta de segurança.
Embora o grupo já esteja planejando o pós-evento, as ações que podem ser implementadas ou melhoradas para as Olimpíadas e Paralimpíadas não ficaram fora do debate. A participação de Foz do Iguaçu na Casa Brasil, instalada na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro, foi uma delas. Pelo local passarão chefes de estados, jornalistas, atletas e turistas do mundo inteiro, entre os dias 4 de agosto e 18 de setembro. No espaço, será apresentada a diversidade cultural e esportiva brasileira. É ali que serão mostradas as belezas de Foz do Iguaçu e da Tríplice Fronteira. A iniciativa é dos ministérios do Esporte, da Cultura, do Turismo, Relações Exteriores, Embratur e Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Participaram da reunião líderes empresariais de diversas entidades ligadas ao turismo, como Camila Beraldo (FBHA), Marcos Arzua (CNC), Anita Pires (Pires Associados), Gilmar Piolla (Itaipu), Guilherme Paulus (CVC), Jô Cintra (Santa Catarina CVB), Marco Aurélio M. Floriani (Florianópolis CVB), Michael Nagy (Rio CVB), Toni Sando (São Paulo CVB), Rogério Siqueira (Parque Beto Carreiro), Valdir Walendowsky (Santur), Luiz Fernando S. Moraes (Setur de Porto Alegre), Zena Becker ( Setur de Florianópolis) e Claudio Magnativa (Conselho Nacional de Turismo).
Leia também:
Vinícius Lummertz assume Embratur, agradecendo a parceria da FBHA