Com apoio da FBHA, Embratur quer liberar de visto turistas com baixo risco migratório

Compartilhe:

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, tem a intenção de aumentar o fluxo turístico de estrangeiros no país, tendo como porta de entrada o Rio de Janeiro. Para tanto, estão previstas ações do instituto e do Ministério do Turismo para divulgar o Brasil em outros países, e mudanças na lei para permitir a flexibilização da concessão de vistos para países que enviam muitos turistas ao país. A flexibilização é uma das bandeiras da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), como forma de movimentar a economia nacional.

Atualmente, a lei (Estatuto do Turista) exige reciprocidade na concessão de visto. Mesmo assim, as autoridades brasileiras estudam dispensar os americanos de visto para entrarem no país, mesmo sem planos em curto e médio prazo para que brasileiros não precisem do documento para ingressar nos Estados Unidos. O país envia mais de meio milhão de visitantes ao Brasil por ano, só perdendo para a Argentina como maior emissor.

“O Rio de Janeiro sempre foi um destino conhecido nos Estados Unidos. A boa impressão deixada com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos aumentou a curiosidade dos americanos, que querem conhecer mais esse País maravilhoso. Com algumas ações, poderemos melhorar isso”, afirma o diplomata James Story, cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil.

Leia mais

Rolar para cima