A Associação Empresarial Tancredo Neves (AETN) promoveu, no dia 21 de maio, um encontro com a secretária de Ordem Pública de Salvador, Rosemma Maluf, no restaurante Senac Casa do Comércio para discutir um plano de ação integrada para a região. O evento é uma das atividades da associação que tem entre suas associadas o Sistema Fecomércio-BA. O tema em debate na ocasião foi “A Requalificação e Ordenação dos Ambulantes na Avenida Tancredo Neves”. Segundo Luiz Blanc, diretor superintendente da AETN, o obejtivo é mudar a realidade atual do bairro: “Queremos executar um bom trabalho de ordenamento do bairro com relocação e requalificação dos vendedores ambulantes. Nós estamos associados para mudar a realidade atual do bairro e transformá-lo futuramente na Av. Paulista”.
O representante da FBHA, Eduardo Braga, solicitou da secretária o ordenamento dos espaços públicos e a melhoria da iluminação das ruas transversais da Av., Tancredo Neves, evitando assim os pequenos furtos, que têm acontecido, tendo como vítima os funcionários das empresas locais e os hóspedes dos hotéis existentes na redondeza da avenida. “Em termos de valor de IPTU, a Avenida Tancredo Neves tem o segundo maior de Salvador, só perdendo para a Vitória. Uma vez feito o ordenamento, criado e mantido o acordo de cuidar do espaço público, a ideia dos empresários locais é auxiliar as autoridades municipais, fiscalizando e atuando para a manutenção da limpeza, ordenamento do solo, proteção das áreas verdes”, explicou o representante da FBHA.
A secretaria Rosemma Maluf garantiu que não é objetivo da prefeitura prejudicar o comércio informal: “Ocupar o espaço público não é proibido. O que se deve é respeitar normas. E estamos trabalhando gradativamente para que isso seja feito, com equipes móveis e fixas, que garantam a manutenção do ordenamento da Avenida Tancredo Neves e da cidade. Mas também precisamos de ajuda na fiscalização por parte da sociedade, das associações de bairros”, explicou ela.