Pesquisa do Ministério do Turismo, realizada durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, revela que os turistas, tanto brasileiros como estrangeiros, aprovaram o evento e elogiaram as opções de turismo e lazer, entre outros pontos.
Para 98,7% dos turistas domésticos, a viagem ao Rio de Janeiro atendeu plenamente ou superou as expectativas. O índice de satisfação do público internacional é de 83,1%. A hospitalidade do carioca foi elogiada por 92% dos brasileiros e 98,6% dos estrangeiros.
“Mostramos para o mundo, mais uma vez, que temos condições e maturidade para sediar eventos como esse, como foi o caso da Copa do Mundo, da Jornada Mundial da Juventude e, agora, das Olimpíadas”, comenta o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio. “A partir de agora, temos voltar nos nossos olhos para o legado pós-Jogos porque as oportunidades são únicas”, completa.
Uma das principais bandeiras defendidas pela Federação, aA isenção de visto em caráter excepcional para a Olimpíada e Paralimpíada foi usada por 74,7% dos turistas internacionais dos países beneficiados (EUA, Canadá, Japão e Austrália) e 82,2% deles afirmaram que a medida facilitaria um retorno ao Brasil.
“Estamos lutando para que a flexibilização do visto continue para que seja um dos grandes legados dos Jogos; buscamos também que a China seja incluída entre os países beneficiados”, destaca Sampaio.
O estudo revela o perfil, gasto e tempo médio dos visitantes, além do índice de satisfação com itens como segurança, transporte público, infraestrutura e preços. De acordo com o levantamento, 87,7% dos turistas estrangeiros têm a intenção de voltar ao Brasil e 94,2% dos brasileiros querem voltar ao Rio de Janeiro.
Esses dados ainda são parciais porque a pesquisa continuará até os Jogos Paralímpicos. O resultado final será divulgado até o final deste ano.
Para ter acesso à íntegra da pesquisa, acesse aqui.