Brasil lançará candidatura inédita para a OMT

Compartilhe:

Nesta quinta (19), as autoridades brasileiras lançaram, na Feira Internacional de Turismo (Fitur), na Espanha, a candidatura de Marcio Favilla (foto, à direita) a secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT). É a primeira vez que o Brasil lança um candidato para o cargo, que é o mais alto na hierarquia da entidade, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

A eleição deste ano se dará em maio, em Madrid, mesma sede da Fitur. Primeiro, os 33 componentes do Conselho Executivo da OMT votam em um nome, que posteriormente é levado para aprovação na Assembleia Geral da entidade, que neste ano será em setembro, na China, e contará com os 160 membros da organização. Além do Brasil, já anunciaram candidatura: Coreia do Sul, Zimbábue, Geórgia e Seychelles. O prazo para inscrição de novas candidaturas termina em março.

Favilla afirma que o Brasil tem uma boa imagem no cenário mundial depois da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do ano passado. “Além disso, o país está no ranking dos que mais sediam eventos e o fato de termos um potencial não realizado no turismo internacional é um fator que pode nos ajudar nessa campanha”. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, afirmou que a pasta está contatando membros da OMT com poder de voto para apoiarem Favilla. “Será muito bom para a América Latina ter um brasileiro à frente da OMT”, finalizou o ministro.

Leia mais

Rolar para cima