O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindsol) de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, acaba de lançar uma campanha para estimular o uso de cardápios em braile nos estabelecimentos comerciais, com o objetivo de facilitar a acessibilidade dos portadores de deficiência visual a esses lugares. Desde julho de 2015, um decreto determina que todos os estabelecimentos comerciais no estado do Rio de Janeiro devem disponibilizar pelo menos um cardápio em braile.
“Temos que receber todos os turistas de braços abertos, especialmente neste ano, em que vamos receber muitos visitantes durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos”, ressalta Thomas Weber, presidente do SindSol.
A estrela da campanha é o ex-atleta paralímpico Anderson Dias, tricampeão mundial de futebol na Grécia em 2000, na Espanha em 2002 e na Argentina em 2004. Anderson é também o presidente da Urece, uma organização sem fins lucrativos, com sede no Rio de Janeiro, que promove práticas esportivas e atividades culturais para pessoas com deficiência. “Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais. O SindSol está marcando um golaço e fazendo história, ao estimular o comércio de Búzios a disponibilizar o cardápio em Braille”, comemora Dias.
As Paraolimpíadas acontecem de 7 a 18 de setembro, com a participação de 4.350 atletas de 176 países. Em 11 dias, serão disputadas 528 provas com medalhas. A campanha tem apoio da Urece, Procon, Associação Comercial e Empresarial de Búzios (Aceb) e Associação de Hotéis de Búzios (AHB).