A movimentação de turistas estrangeiros em Porto Alegre cresceu cerca de 5% no início deste ano, em comparação com o resultado registrado no mesmo período de 2016. Do total de viajantes que visitaram a capital do Rio Grande do Sul, 17% eram estrangeiros, e, destes, 95%, argentinos, uruguaios e paraguaios.
Em comum, a maioria estava na cidade apenas de passagem, indo e voltando das praias. Apesar do aumento no movimento dos hotéis, bares e restaurantes da cidade, o presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA), Carlos Henrique Schmidt, reitera que a divulgação do destino continua extremamente necessária, principalmente para fazer com que o turista permaneça mais de um dia na cidade.
“Os empresários do setor investiram na divulgação de seus hotéis para atrair esses turistas, pois Porto Alegre tem um enorme potencial e deve aproveitá-lo, divulgando cada vez mais seus atrativos”, destaca Schmidt.
Day use
Como forma de manter as receitas dos hotéis e preencher as lacunas de ocupação durante os períodos de menor procura, diversos hotéis de Porto Alegre estão aderindo ao “day use” – modelo que disponibiliza o quarto do hotel por um período menor que a diária, normalmente de 6 horas.
Esta modalidade tem atraído diversos hóspedes dispostos a viver uma nova experiência nos estabelecimentos – seja durante as viagens, para tomar um banho e descansar, ou mesmo em suas cidades, apenas para sair da rotina.