Argentinos invadem o Nordeste do Brasil – e os empresários do turismo comemoram

Compartilhe:

Rivais no futebol, irmãos no turismo. Os argentinos são o povo que mais visita o Brasil: dos 6,4 milhões de turistas estrangeiros que desembarcaram por aqui em 2014, quase 30%, ou 1,74 milhão, eram hermanos. Este ano, com o fim das restrições para a compra de moeda estrangeira e a desvalorização do real em relação ao dólar, a expectativa é que este número seja ainda maior. E, a julgar pela primeira semana de janeiro, quando 50 mil argentinos chegaram por via terrestre, nosso turismo tem tudo para viver um ótimo ano – regado a portunhol.

A procura crescente abre oportunidades para “apresentar o Brasil” aos argentinos, ou seja, para incentivar a descoberta de outros destinos nacionais. Em janeiro, a Embratur uniu-se à Associação de Agências de Viagem e Turismo da Argentina para realizar uma ação promocional e divulgar as praias brasileiras, principalmente as da região Nordeste.

A iniciativa já deu resultado, e os empresários nordestinos comemoram. Em Porto de Galinhas, no litoral pernambucano, os argentinos correspondem a cerca de 30% das reservas feitas por estrangeiros. “A presença deles tem sido forte neste verão, muito em função da divulgação feita pela Embratur. Para nós, empresários do setor, este trabalho de fortalecer o turismo interno é muito importante”, analisa o vice-presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pernambuco (SHRBS-PE), Agnaldo Falcão.

Leia mais

Rolar para cima