A votação popular online que elegerá o vencedor do Grand Prix Prêmio Caio 2016, considerado o “Oscar dos Eventos” termina no próximo dia 9 de dezembro. O empresário e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, é um dos três finalistas, graças ao trabalho realizado pelo Sistema FBHA para promover o turismo brasileiro, ao longo do ano.
A escolha final será feita por meio de votação popular online, no site dos organizadores do evento.
Sampaio liderou várias iniciativas em prol das empresas de hospedagem e alimentação que a FBHA representa, por meio de seus 66 sindicatos filiados. Entre elas, destacam-se:
• As ações pela atualização da Lei Geral do Turismo, com discussões sobre: a necessidade de estabelecer regras claras e transparentes quanto à possibilidade de cobrança antecipada da reserva; a possibilidade de comercializar pacote de diárias; a retenção de reserva no caso de no show do hóspede; a fixação de limite de horário para check in e check out; a fixação de um patamar razoável para a taxa de comissionamento praticado pelas online travel agencies (OTAs), como Booking e Decolar; a submissão do AirBnB às mesmas regras de licenciamento e tributação suportadas pelos hotéis; a disciplina da taxa de serviço (gorjeta cobrada na nota de hospedagem apresentada ao hóspede);
• A regulamentação da gorjeta, definida pelo PLC 57/2010, que acaba de ser aprovada no Senado e seguiu para a Câmara dos Deputados, de onde irá à sanção presidencial e, na sequência, entrará em vigor em sessenta dias após a publicação. A futura nova lei garante segurança jurídica para empresas e empregados;
• As ações contra o pagamento de direitos autorais por obras audiovisuais executadas em quartos de hotéis, que são considerados áreas privativas, não públicas, e que geram uma bitributação, encarecendo a operação hoteleira.
Alexandre Sampaio
Empresário com mais de 37 anos de atuação no mercado hoteleiro carioca e fluminense, Alexandre Sampaio é presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). Também preside o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que reúne mais de 20 entidades associativas empresariais do turismo, além de representantes do turismo nas Federações do Comércio nos estados.
Sampaio é ainda membro do Conselho Nacional de Turismo do Ministério do Turismo; coordenador do Comitê Brasileiro de Normalização em Turismo (CB54), órgão de planejamento, coordenação e controle das normas relacionadas ao Turismo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e é vice-presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio).
Formado em ciências contábeis, Sampaio foi presidente do SindRio entre 2002 e 2010, quando assumiu a presidência da FBHA e já foi vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e diretor financeiro, diretor jurídico e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-Nacional (ABIH Nacional).