Ministro do Turismo pretende isentar turistas de quatro países de visto

Compartilhe:

O Ministério do Turismo estuda isentar de visto os turistas de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão – países conhecidos pelo chamado “baixo risco migratório” e cujos habitantes costumam gastar muito no Brasil. A medida é uma das bandeiras da Federação Brasileira de Hospedagem em Alimentação (FBHA).

Ainda assim, a isenção de visto para esses turistas não é automática. Mesmo com a simpatia do presidente Michel Temer ao projeto, será necessário que o Congresso modifique e modernize o Estatuto do Estrangeiro, editado em 1980 e que exige reciprocidade na política de concessão de vistos. Em outubro, Temer já havia se manifestado de forma favorável a uma isenção de vistos para esses países por pelo menos dois anos. A intenção do Governo era de também contemplar chineses, mas as conversas não avançaram.

Atingindo a marca de 100 dias no comando do Ministério do Turismo, Marx Beltrão (foto, à esquerda) comemora o recorde de 6,6 milhões de visitantes estrangeiros no país, registrado em 2016. O número foi impulsionado por conta dos Jogos Olímpicos (em agosto) e Paralímpicos (setembro) Rio 2016, que sozinhos, foram responsáveis por trazer 1,17 milhão de turistas internacionais ao país.

E com o aumento do orçamento da pasta para o ano de 2017, o ministro planeja algumas ações fundamentais para o crescimento do Turismo no Brasil e a retomada econômica do país. O ministério também pretende investir R$ 5 milhões no Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade, que treinará 120 alunos de cursos técnicos e graduação por até 3 meses no Reino Unido. A pasta ainda avalia abrir concessão de parques naturais para a iniciativa privada, aproveitando a eleição do Brasil como líder do ranking de atrativos naturais pelo Fórum Econômico Mundial.

Leia mais

Rolar para cima