FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Porto Alegre se destaca no turismo de eventos e incrementa a economia da capital gaúcha

Compartilhe essa publicação:

Porto Alegre movimentou cerca de R$69 milhões em 40 solenidades realizadas no último ano, de acordo com o resultado de um balanço anual de eventos e renda de 2016 publicado por uma empresa da capital gaúcha, dia 12 de janeiro. No levantamento, foram considerados gastos em consumação e estadias em hotéis dos, aproximadamente, 50 mil visitantes.

“Esses dados reforçam nossa convicção de que é cada vez mais urgente olhar para o turismo, seja de negócios ou lazer, como um indutor do desenvolvimento econômico, gerador de emprego e renda. Nossa missão agora é trabalhar para viabilizar um centro de convenções para Porto Alegre sediar ainda mais eventos, especialmente os de grande porte, incrementando a economia da capital”, avalia o presidente do Sindha, Henry Chmenlnitsky.

Além do resultado positivo, Porto Alegre se consolidou como a 3ª cidade brasileira que mais recebe eventos internacionais no ranking da Internacional Congress and Convention Association (ICCA), atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em 2014, a capital estava na 6º posição, mas com o aumento no número de eventos, conseguiu o 3º lugar em 2015 e, mais uma vez, no último ano.

Centro de Convenções de Porto Alegre:

A obra para a construção de um centro de convenções está sendo aguardada há anos e já virou prioridade na atual administração municipal. A viabilização do projeto vem sendo discutida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gomes, e é um dos principais objetivos de sua pasta. “Tenho dito que se ao final dos quatro anos à frente da Secretaria tiver concluído o centro de convenções, a central de licenciamentos e o quarto distrito, terei cumprido meu papel”, disse.

De acordo com Chmelnitsky, dentre os terrenos que estão em discussão para a viabilização do Centro, existe um na área da Superintendência de Portos e Hidrovias que já possui sinalização positiva dos Governos Federal e Estadual. “Caso haja consenso da prefeitura, já temos o comprometimento das demais esferas públicas para a viabilização dessa área”, afirmou.

Henry reforçou também que as entidades podem contribuir na busca por um empreendedor para fazer a operação do negócio e trabalhar com conjunto com os governos estadual e municipal para a criação do Centro de Convenções e desenvolvimento da cidade.

Scroll to Top