O jornal Última Hora, do Paraguai, destacou várias praias do Brasil em uma reportagem, classificando-as melhores do que destinos mais conhecidos do Caribe, como Punta Cana (República Dominicana), Cancún (México), Cartagena e San Andrés (Colômbia). Receberam destaque da publicação seis praias nordestinas, de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Porto de Galinhas e Recife (PE), Natal (RN) e Maceió (AL), além do Rio de Janeiro (RJ). Balneário Camboriú ainda foi lembrada como um destino barato no litoral brasileiro.
Além das belezas naturais do país, a publicação paraguaia lembrou que o câmbio no Brasil é mais favorável do que no Caribe, e para os paraguaios as praias brasileiras ainda são mais próximas do que as caribenhas. O custo de uma viagem pelo Brasil pode ser 55% menor do que uma visita ao Caribe.
Para Vinícius Lummertz, presidente da Embratur, “o Brasil ainda está atrás no total de recursos para desenvolver o turismo, mas a Embratur e o Ministério já tentam reverter esse quadro”. O dirigente ainda lembra que a divulgação espontânea no país vizinho reforça a campanha para que os sul-americanos venham ao Brasil no verão: “temos tudo para aumentar ainda mais a nossa expectativa de turistas para esta temporada, principalmente dos países vizinhos”.
A Embratur espera um total de 2,420 milhões de turistas estrangeiros até o final desta temporada de verão, o que representaria 11% a mais do que em 2015/2016. Nossos maiores visitantes são os argentinos (especialmente no sul), seguidos pelos americanos.