A rede hoteleira de Alagoas está otimista com a chegada do verão. A expectativa para a ocupação no estado é de 80%, o que, embora esteja abaixo do registrado na temporada anterior (90%), é considerado bastante positivo.
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas (SHRBS-AL), Carlos Gatto, ressalta que o ano de 2016, no geral, não foi positivo, e que, para a hotelaria, o aumento dos preços das passagens aéreas contribuiu ainda mais para piorar o contexto do turismo. Mas, apesar disso, o balanço de 2016 e as expectativas para 2017 são boas. “Muitos brasileiros perderam renda, as passagens aéreas aumentaram, foi um ano difícil, e talvez a alta temporada seja mais fraca, mas a expectativa geral é boa”, frisou.
Outro ponto positivo ao turismo de Alagoas é que o estado tem muito para apresentar. Segundo Gatto, os cenários alagoanos são bem distribuídos e podem ser melhor aproveitados, pois não se resumem apenas às praias da capital alagoana, artesanato e piscina natural da Pajuçara. “O nosso maior atrativo com certeza são as praias transparentes e calmas, mas também há uma diversidade no artesanato, comidas e cultura. Maceió é destino turístico, mas existem roteiros belíssimos, como Piranhas, Penedo, Marechal Deodoro, além das pousadas de charme, no litoral norte: São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Porto de Pedras”, afirma o presidente do SHRBS.