FBHA participa da 42ª Expo ABAV

Compartilhe:

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) esteve representada na mesa de abertura de uma das maiores feiras de turismo da América Latina, a 42ª Expo Internacional de Turismo da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV) e marcará presença durante toda a feira no stand conjunto com a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A abertura aconteceu no último dia 24 no Teatro Renault, em São Paulo, e a feira acontece até o dia 28 de setembro no Anhembi. 

Esta é a segunda edição consecutiva em São Paulo e, segundo dados oficiais, 56% dos participantes são agências de viagem e 14% são profissionais do trade. Além disso, os stands são compostos ainda por Secretarias de Turismo dos estados, companhias aéreas, entidades setoriais, entre outros. 

Em sua fala na cerimônia de abertura, o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, que também preside o Conselho de Turismo da CNC, falou sobre a importância do setor de turismo ser colocado como prioritário na atual conjuntura política de troca de governo. “O turismo precisa ser reconceituado para a sociedade, para o trade e, principalmente, para as autoridades na sua empregabilidade e na sua transversalidade”, declarou Sampaio em sua explanação. 

Segundo o presidente, a CNC juntamente com o sistema Sesc-Senac capacitou 320 mil profissionais para o segmento de turismo nos últimos dois anos e promoveu mais de 14 mil excursões só no ano passado. “Turismo e comércio são coisas completamente interligadas”, afirmou. Ainda de acordo com Sampaio, a CNC promoveu mais de três milhões de atendimentos na área de turismo social. Ele anunciou que a entidade promoverá o primeiro congresso de turismo social do Brasil.

Turismo rural

No primeiro dia de feira, aconteceu no stand CNC-FBHA o lançamento da 21ª edição da publicação “Turismo em pauta”, com temática especial sobre Turismo Rural. A publicação conta com oito artigos sobre o tema redigidos por profissionais considerados referência no assunto. Entre eles, o Ministro do Turismo, Vinícius Lages, que escreveu sobre a profissionalização do turismo rural. 

Política de Qualificação em Turismo

Durante a feira, Alexandre Sampaio conversou com pesquisadores da Universidade de Brasília de forma a dar sua contribuição à Política de Qualificação em Turismo que está sendo elaborada pelo Ministério do Turismo. A pasta está desenvolvendo um trabalho de pesquisa com lideranças consideradas referência no segmento de turismo no Brasil. Sampaio acredita que oferta e demanda de empregos devem ser melhor conciliadas no setor de comércio e serviços de turismo. 

O presidente acredita também ser imprescindível uma educação básica que inclua o inglês como idioma obrigatório a todos os profissionais do segmento. “O Brasil ganhou uma percepção de valor bastante significativa com a Copa do Mundo de 2014. É importante continuarmos a incentivar a vinda de estrangeiros ao país”, disse.  O presidente acredita que a desburocratização da entrada de estrangeiros no país irá impulsionar a vinda deles para o Brasil. “Acredito que uma solução seria a substituição do visto por uma taxa paga na entrada do país”, sugeriu. 

Leia mais

Rolar para cima