Colunista faz avaliação positiva sobre o Rio de Janeiro e o Brasil

Compartilhe:

Publicação no maior site de notícias do mundo contribui para a formação de uma imagem positiva do Brasil, mas País ainda precisa avançar para permitir que o turismo traga ainda mais divisas para a economia nacional

Palco de competições durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Rio de Janeiro acaba de ganhar uma avaliação estrangeira que avaliza a cidade como um destino turístico imperdível: a pesquisadora norte-americana Patti R. Rose, dona de uma coluna no maior site de notícias do mundo, o The Huffington Post, exaltou o turismo na capital carioca.

“O Rio é fascinante “, diz Rose na publicação (em inglês), afirmando que a vista para a praia é apenas um dos mil encantos da Cidade Maravilhosa. “Com aura dinâmica, o Rio é vitrine de bom gosto para quem se antena na moda. As sandálias brasileiras são incríveis! Bolsas artesanais, roupas, obras de arte. As lojas oferecem aquisições para todos os estilos”.

Mas a paixão da escritora, que documenta os aspectos culturais que observa em cada país que visita, não se restringe ao Rio de Janeiro. “Fiz do mundo um escritório, e o Brasil foi uma das minhas paradas favoritas”, afirma. Ela destaca a culinária brasileira, à qual se refere como “fantástica e de infinitas seleções para quem é fã de carne”, a arquitetura (“que compõe um dos destaques visuais da cultura”) e os ritmos brasileiros (“samba e frevo são shows à parte”). A avaliação da autora virou reportagem publicada pelo site da Embratur.

Credenciais como esta são importantes para formar uma imagem positiva do Brasil no exterior e alavancar a chegada de turistas estrangeiros no País, incrementando os negócios do setor e as economias locais. “Os dados mostram que, de janeiro a março deste ano, a receita gerada por estes visitantes totalizou US$ 1,8 bilhão, o que corresponde a um aumento de 9,8% sobre o montante apurado no ano passado”, afirma o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio.

Mas, para a entidade, que representa mais de 940 mil empresas dos setores de hospedagem e alimentação, o País ainda precisa avançar em alguns pontos, de forma que o turismo interno seja capaz de gerar ainda mais divisas para o Brasil. A regulamentação dos hotéis-cassinos, por exemplo, uma das bandeiras da FBHA junto ao Congresso, movimentará cerca de R$ 15 bilhões por ano, entre receitas, salários e impostos, além de criar cerca de 400 mil novos postos de trabalho e um incremento de mais de 200% no potencial turístico das cidades.

Leia mais

Rolar para cima