Decisão deve promover o desenvolvimento de novos destinos e movimentar o turismo em todo o País
O transporte de turistas para outros estados ou países agora também pode ser feito com vans e micro-ônibus. A novidade, bem-recebida pelo setor, por facilitar a locomoção de pequenos grupos e baratear o custo do deslocamento, é fruto de uma resolução (nº 5017/2016) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), publicada pela no dia 22 de fevereiro no Diário Oficial da União (DOU).
O vice-presidente da Frente Parlamentar dos Transportadores de Turismo e Fretamento e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, deputado Herculano Passos (PSD-SP), aponta benefícios para o setor e enxerga novas oportunidades de negócios para os empreendedores dispostos a aproveitar a falta de paradouros nas estradas do País: “Com mais pessoas transitando entre cidades por via terrestre, será possível desenvolver a economia entre estes pontos e promover o surgimento de novos destinos. Muitas cidades ainda não são exploradas pelo setor, mas, se o turista puder transitar e fazer paradas, isto muda”, afirmou.
O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, concorda com o parlamentar: “Decisões como esta fomentam ainda mais o turismo, a melhor atividade econômica de que o Brasil dispõe no momento para movimentar a economia e tirar o País da atual crise, principalmente porque temos sido um destino turístico altamente cotado no mercado internacional”, afirma.
A resolução da ANTT também autoriza a possibilidade de contratar seguro-garantia para o transporte, em vez de comprovação de capital social mínimo de R$ 120 mil como garantia de eventuais indenizações em casos de problema entre empresa e passageiros.