Alta do dólar fortalece o turismo no Brasil

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Valorização da moeda americana faz com que brasileiros e estrangeiros optem por destinos nacionais

A alta na cotação do dólar aumentou a competitividade dos destinos turísticos nacionais e levou a uma mudança no comportamento dos turistas brasileiros. O resultado disso está no gasto dos brasileiros no exterior, que retraiu 32% e caiu de US$ 25,567 bilhões em 2014 para US$ 17,307 bilhões em 2015, segundo o Banco Central.

O Brasil está atraente também para os turistas estrangeiros: a receita cambial referente aos gastos destes viajantes cresceu 9,96% em dezembro de 2015, passando de US$ 538 milhões para US$ 592 milhões.

Para o presidente da Federação Brasileira de Hotéis e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, esse é o momento propício para incentivar, investir e desenvolver o turismo no País, tanto para os brasileiros quanto entre os estrangeiros: “Os dados do Banco Central comprovam que os brasileiros têm preferido viajar pelo Brasil, o que não só valoriza o turismo doméstico como fortalece as economias regionais. Precisamos intensificar o desenvolvimento da atividade turística neste momento de crise, principalmente por meio da criação de políticas que favoreçam os empreendedores que investem no setor”, afirma.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, concorda com o pensamento de Sampaio quanto à capacidade da atividade turística impactar positivamente a economia brasileira: “A diferença entre o que foi gasto no exterior em 2015 e 2014 é de mais de US$ 8 bilhões, o que, no câmbio atual, equivale a mais de R$ 32 bilhões. Se parte desse valor ficar no País, podemos movimentar a economia turística doméstica”.

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