O país também obteve o 6º lugar em “Perspectivas de Crescimento” e o 7º em “Influência Cultural”
Um relatório publicado pela U.S. News & World Report mostra que o Brasil ficou em 1º lugar no segmento do turismo de aventura. A pesquisa, feita com 60 países, engloba os subitens diversão, paisagem, clima, amabilidade e charme. O País alcançou ainda o sexto lugar em “Perspectivas de Crescimento” e a sétima colocação do mundo em “Influência Cultural”.
O Best Countries analisa características qualitativas, possibilidades de influenciar negociações globais, investimentos, viagens e situações que afetem diretamente economias locais. Cada país avaliado recebe uma nota em 65 atributos, organizados em nove categorias: Aventura, Cidadania, Influência Cultural, Empreendedorismo, Patrimônio Histórico, Previsão de Crescimento, Abertura aos Negócios, Poder e Qualidade de Vida. Além disso, são usados dados sobre economia, prosperidade e perspectivas internacionais.
“Este reconhecimento é mais uma prova de que o potencial de desenvolvimento da atividade turística brasileira é gigantesco, e de que é preciso investir cada vez mais no turismo, principalmente porque o momento econômico atual está totalmente favorável ao nosso setor. É hora de mostrarmos lá fora que a experiência dos viajantes internacionais em nosso País é rica e diversificada, atendendo a todos os perfis de turistas”, avalia o presidente da Federação Brasileira de Hotéis e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio.
O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, tem a mesma opinião: “O Brasil se consolida como grande destino para a realização de eventos no mercado global e hoje já é um dos dez países que mais recebem eventos internacionais”.