O turismo é a atividade do terceiro milênio

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Presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, participa de evento que definirá ações para garantir o crescimento do setor de turismo em Santa Catarina até 2022

“O turismo é a atividade do terceiro milênio. O setor oferece diversas opções de negócios, é um empregador por excelência e tem o dom natural de impulsionar todos os elos da cadeia produtiva”. A afirmação é do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, que foi convidado a participar, no dia 9 de março, em Florianópolis, de evento que reuniu executivos e especialistas de diversas áreas para debater os rumos do turismo em Santa Catarina e elaborar um plano estratégico que garanta o crescimento do setor até 2022.

Para Alexandre Sampaio, a aposta em inovação e tecnologia, características que, segundo o líder empresarial, estão no DNA do catarinense, e o aproveitamento dos diversos tipos de turismo que Santa Catarina oferece contribuirão para que hotéis, pousadas, restaurantes e demais estabelecimentos do setor cresçam em níveis satisfatórios e sustentáveis. Em 2014, Santa Catarina gerou R$ 1,6 bilhão em receitas oriundas do turismo nacional e R$ 200 milhões com turistas internacionais. No ano anterior, o estado sediou aproximadamente 5% dos eventos internacionais realizados no Brasil – ou seja, há um grande espaço de crescimento a ser alcançado. “É preciso ter visão ampla para descobrir as potencialidades de cada localidade e trabalhar em sinergia com os demais setores produtivos”, afirmou Sampaio, em discurso, na abertura do evento. Ele abordou também as condições favoráveis de Santa Catarina para atrair visitantes adeptos dos mais diversos tipos de turismo, movimentando o setor o ano todo, e elogiou a discussão, em Santa Catarina, do chamado “turismo inteligente”, conceito que oferece ao visitante a integração entre infraestrutura, serviços, sustentabilidade e urbanização.

No ano passado, aproximadamente 1,1 bilhão de turistas viajou pelo mundo. A Europa concentrou 51% deste contingente, com 582 milhões. As Américas foram o destino escolhido por apenas 16% do total de viajantes (181 milhões). Este ano, devido à relação cambial entre o dólar e o real, o Brasil tornou-se um destino atraente para os turistas estrangeiros – e, consequentemente, um dos mais procurados do mundo. Cerca de 1 milhão de turistas são esperados no Brasil este ano, o que movimentará consideravelmente a nossa economia em crise. Durante os eventos de que participa e em suas reuniões com autoridades, nas quais busca melhorias para o ambiente de negócios no setor, o presidente da FBHA tem defendido o estímulo à atividade turística e a sua valorização como elemento fundamental para ajudar o Brasil a superar o quadro atual e recuperar a situação de crescimento econômico. Para Sampaio, é preciso criar incentivos que estimulem e aumentem a competitividade das empresas brasileiras, que diminuam a burocracia para os empresários e, sobretudo, que desonerem a carga tributária.

O evento Rotas Estratégicas para o Turismo foi uma iniciativa conjunta da Fecomércio SC, entidade que representa o setor terciário no estado e que também é filiada ao Sistema CNC, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e do Sebrae SC, e integra o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC), que prepara o planejamento de 16 setores produtivos até 2022.

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