Receber bem é a chave do sucesso para os hotéis

Compartilhe:

Imagine receber um hóspede, atleta olímpico de boxe, que só fala o idioma persa e, mesmo assim, atendê-lo em todas as suas necessidades. Essa situação fez parte da vida profissional de Renata Guedes, concierge do Windsor Atlântica Hotel, no Rio de Janeiro, e palestrante do 4º Encontro de Concierges e Recepcionistas, que será realizado pela FBHA no dia 26 de agosto, em Belo Horizonte. “Ele é iraniano, mas defende o Azerbaijão. Tive que estudar a cultura de lá porque é primordial conhecer a origem do hóspede. Mas tivemos que ser bem criativos e até recorremos ao Google Tradutor”, comenta bem-humorada.

Membro da Associação Brasileira de Concierges dos Grandes Hotéis, Les Clefs d´Or Brésil, instituição internacional com representação em mais de 30 países, Renata destaca que “o concierge é o cartão de visitas do hotel”. “É quem vai receber o hóspede e apresentar todas as possibilidades que podem usufruir em sua viagem. É o embaixador de sua cidade e sua atuação vai além dos limites físicos de seu hotel”, afirma. “Além de conhecer muito bem todos os serviços que o hotel oferece, ele deve indicar passeios turísticos, agenda cultural e também dar apoio a qualquer incidente que possa atrapalhar a estada de seu hóspede, como uma bagagem extraviada”, completa.

Para ela, concierge também é sinônimo de informação. Tanto do exterior quanto da própria cidade. “A gente está sempre aprendendo porque somos os anfitriões de quem chega; em muitos casos, sem nenhum conhecimento sobre a cidade”, afirma. “Nosso maior objetivo é que o hóspede não só volte, como também indique o local a outros futuros clientes”, completa. Durante o evento, Renata falará sobre o tema “oferecer algo a mais para o hóspede, além da eficiência operacional”. Ela destaca que a profissão ainda está em desenvolvimento no Brasil. “Nosso objetivo é trazer cada vez mais profissionais capacitados para o meio, por isso, eventos como esse são oportunidades únicas”, finaliza.

Saiba mais sobre o evento:

Capacitação profissional e turismo cultural são temas de evento da FBHA em Belo Horizonte

Leia mais

Rolar para cima