Setenta e nove por cento dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses escolherão o Brasil como destino – e o Nordeste é a principal escolha destes turistas. Com 41% dos votos, contabilizados por pesquisa do Ministério do Turismo, a região Nordeste superou a preferência pelo Sul (26,6%), Sudeste (20,3%), Centro-Oeste (6,6%) e Norte (5,5%).
Júlio Crucho Cunha, presidente do Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) de Pernambuco, filiado à FBHA, afirma que, sem dúvida alguma, o Nordeste é o estado da vez em referência ao turismo. “Nós temos de tudo aqui, e agora, mais do que nunca, todos podem ver. Possuímos uma economia cada vez mais ativa, diversas oportunidades de lazer, restaurantes com todos os tipos de comida – inclusive as típicas da região – abertos dia e noite, sem contar com o clima nordestino, para se deliciar nas praias”, comenta Júlio.
A avaliação revela também que, sobre os meios de hospedagem, mais de 50% dos entrevistados deverão optar por hotéis e pousadas; 39,5% devem escolher residências de amigos e parentes e 10% afirmam que deverão escolher casas alugadas ou albergues, etc. “Os hotéis e pousadas são um ótimo investimento para quem vem visitar o nordeste, pois estamos sempre tentando manter o preço o mais em conta possível. E se vierem cada vez mais turistas, vamos conseguir abaixá-lo ainda mais”, convida o presidente.
O estudo, conhecido como “Sondagem do Consumidor – Intenção de viagem”, é uma parceria do Ministério do Turismo com a Fundação Getúlio Vargas e entrevista moradores das sete principais capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, que representam 70% do fluxo de turistas do País. Apesar da crise, este resultado é o maior percentual registrado para um mês de agosto nos últimos cinco anos em intenção de viagem, com 21,4%, superando os 20% registrados no ano passado.