Isenção de vistos para turistas americanos e Airbnb dominam a pauta do Conselho Nacional de Turismo

Compartilhe:

A economia colaborativa, com seus prós e contras para o turismo, e a dispensa de visto de entrada no Brasil para turistas norte-americanos foram os principais temas que pautaram a reunião do Conselho Nacional do Turismo realizada no dia 7 de dezembro, em Brasília – da qual participou o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio. Os assuntos são essenciais para o desenvolvimento da atividade no País e para o consequente incremento da economia nacional – e fazem parte da agenda propositiva da FBHA.

Alexandre Sampaio cobrou a votação da isenção de visto de ingresso ao País para turistas norte-americanos – tema do Projeto de Lei n° 2430/2003, que tramita na Câmara dos Deputados – e obteve do ministro do Turismo, Marx Beltrão, o compromisso de abordar o assunto com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (que comprometeu-se com a entidade a não votar medidas que aumentem a carga tributária das empresas). A julgar pela experiência com as Olimpíadas, que isentou a credencial para turistas americanos, australianos, canadenses e japoneses, estima-se, com a medida, um aumento no volume de entrada de visitantes estrangeiros no País, movimentando e contribuindo para a recuperação da economia.

A economia colaborativa e seus impactos sobre as atividades do turismo também foi assunto abordado pelo grupo. Para debater a nova forma de oferta e demanda de produtos e serviços, ainda sem regulamentação no Brasil, a Câmara dos Deputados organizou uma audiência pública que contará com a participação, entre outros, de Rodrigo Maia e Marx Beltrão, do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, de representantes de entidades do trade turístico e de beneficiados pelo Airbnb, a plataforma que oferece cerca de 87 mil locais de hospedagem no Brasil mas cujo modelo de negócios não foi ainda regulamentado e que, por esta razão, criou uma concorrência desleal com a hotelaria.

Leia mais

Rolar para cima