Os feriados nacionais próximos a finais de semana – um total de 10 – transformaram 2017 no ano com mais “esticadas” na última década. Com esse calendário, os hotéis e agências de viagens estão comemorando a possibilidade de incrementar o faturamento e recuperar as perdas econômicas geradas pela crise.
No Nordeste, o setor hoteleiro já vislumbra alta no faturamento e comemora os benefícios de tantos feriados prolongados. Segundo o presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Campina Grande, na Paraíba, Divaildo Bartolomeu de Lima, o ano de 2016 foi difícil por conta da crise econômica e da seca, mas a região está preparada para a chegada dos turistas. “A Paraíba tem um dos litorais mais bonitos do País e diversos lugares paradisíacos espalhadas pelo interior. Nossos municípios têm muito a oferecer e precisam de poucos gastos em melhoria. Nossas rodovias já são 90% asfaltadas e duplicadas, prontas para receber os visitantes. Esse ano tivemos menos visitas, mas a expectativa para o próximo ano é grande”, afirma.
Para o presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região, Carlos Henrique Schmidt, o calendário será muito bom para as regiões turísticas, pois os grandes feriados irão estimular não somente o turismo, mas as vendas do comércio. Por outro lado, ressalta, é preciso investir principalmente em lazer, com shows e grandes eventos para incentivar a ida dos turistas para locais de menor apelo turístico.
No Espírito Santo, o presidente do Sindbares-ES, Wilson Calil, destacou o aumento dos visitantes no período de crise econômica e corte de gastos. “Os feriados têm atraído cada vez mais gente para nosso estado. Na Grande Vitória, por exemplo, muitas pessoas devem escolher não viajar por causa da recessão. E, em compensação, têm preferido ir lugares mais próximos – e o Espírito Santo é um bom exemplo de fuga dos eixos Rio-São Paulo a pouca distância”, afirma.
Na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Búzios, Thomas Weber, disse que a expectativa de lotação das praias é ainda maior que a do ano passado. “Sabemos que a situação econômica do Brasil não é fácil, mas o fato de termos esses feriados nos dá esperança de casas cheias”, afirma.
A lista dos feriados prolongáveis em 2017 é grande e se estende pelo ano todo. Confira:
1º de Janeiro – Ano Novo – Domingo
28 de Fevereiro – Carnaval – Terça-feira
14 de Abril – Sexta-feira da Paixão – Sexta-feira
16 de Abril – Páscoa – Domingo
21 de Abril – Tiradentes – Sexta-Feira
1º de Maio – Dia do Trabalho – Segunda-feira
15 de Junho – Corpus Christi – Quinta-feira
07 de Setembro – Independência do Brasil – Quinta-feira
12 de Outubro – Nossa Senhora Aparecida – Quinta-feira
02 de Novembro – Finados – Quinta-feira
15 de Novembro – Proclamação da República – Quarta-feira
25 de Dezembro – Natal – Segunda-feira