Cerca de 80% dos estrangeiros que passaram a virada do ano no Rio de Janeiro desejam voltar à cidade. O dado faz parte de pesquisa divulgada pela Fundação Cesgranrio e revela uma outra informação importante para a cidade: a sensação de insegurança não foi um problema para estes visitantes.
Apenas 4% dos mil turistas estrangeiros entrevistados em oito bairros cariocas reclamaram de segurança. Em compensação, o calor (30%) e os preços altos (20%) ganharam destaque entre as reclamações, seguidos de sinalização turística (19%), limpeza urbana (8%) e serviços de táxi (3%).
Dentre os pontos positivos, a receptividade dos cariocas liderou as opiniões (25%), seguida de informações turísticas (20%), gastronomia (17%), prestação de serviços (15%), metrô (12%), praias (8%), e museus (3%). A maioria (65%) dos turistas disse que se organizou por conta própria, e apenas 35% recorreram a agências de viagens.
Embora o Rio de Janeiro seja o principal destino dos turistas que passam pelo estado, outras cidades também foram visitadas. Em segundo lugar, com 24%, Paraty foi um destino bastante procurado, seguido por Búzios (18%), Niterói (17%), Ilha Grande (15%), Arraial do Cabo (10%) e Angra dos Reis (9%).