O Ministro do Turismo, Marx Beltrão, recebeu nesta terça (17) em Madrid uma medalha em alusão às participações anteriores do Brasil na Conferência Iberoamericana dos Ministros e Empresários do Turismo (Cimet), realizada sempre um dia antes da abertura da Feira Internacional do Turismo (Fitur).
Em seu discurso, o ministro lembrou que o Brasil é líder em um ranking de atrativos naturais elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, que pesquisou 141 países. A classificação é ainda mais importante, com a abertura do Ano Internacional o Turismo Sustentável para o Desenvolvimento – das Nações Unidas – sendo feita na Fitur.
O ministro Beltrão também ressaltou aos empresários o recorde de turistas estrangeiros registrado pelo país em 2016: “O Brasil talvez seja o país com a maior diferença entre o potencial e o realizado. O governo está atento e, para melhor aproveitar este diferencial, está fazendo concessões. Esta é uma oportunidade concreta que apresento aos senhores”, afirmou.
A isenção de vistos, conectividade e qualificação profissional foram outros temas apresentados na Cimet. Entre os países que enviaram representantes para a conferência, estão Colômbia, Costa Rica, Honduras, Argentina, México, Cuba e Paraguai. Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, destacou que a missão em comum dos participantes da Cimet é tornar as viagens mais fáceis e seguras. “O turismo consegue unir as pessoas para tornar o mundo um lugar melhor, com desenvolvimento sustentável do ponto de vista social, econômico e ambiental”, disse Rifai.