FBHA deve ingressar no Conselho Empresarial de Turismo Sulamericano

Compartilhe:

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, esteve em Madri, na Espanha, para participar de uma reunião com representantes do Conselho Empresarial de Turismo da América do Sul. A entidade deverá ingressar no órgão como representante do empresariado brasileiro. O Conselho tem como função, entre outras, atuar de forma conjunta na defesa de temas comuns aos países.

A reunião aconteceu durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), no dia 20 de janeiro, e contou com a participação de empresários do Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru, Equador, Venezuela e Colômbia, além do Brasil.

Para Sampaio, que também é presidente do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o objetivo da filiação ao Conselho Sulamericano é fazer uma ponte de relacionamento com os países vizinhos para resolver questões primordiais que afetam o empresariado, como a informalidade no setor de hospedagem. “É nosso interesse participar em todos os fóruns de debates e trocar experiências com profissionais em diferentes destinos, especialmente nos países vizinhos. Nosso objetivo será trabalhar ações conjuntas para resolver problemas que são comuns entre todos os países, como a regulamentação do Airbnb, por exemplo”, explicou Sampaio.

No encontro, o presidente do órgão, Oscar Ghezzi, destacou o papel do Conselho na troca de informações entre os países e falou sobre o plano de ação principal do Conselho, que é promover a América do Sul como um só produto, a exemplo do que já é feito na América Central. “É preciso divulgar nossos destinos como um produto único, para que visitantes de países distantes transitem pelo continente sem encontrar barreiras”, defende.

Cetur Sudamérica

O Conselho Empresarial de Turismo da América do Sul foi criado em 2013, durante o Fórum de Marketing Turístico “Marktur”, em Buenos Aires. Na ocasião, os presidentes das câmaras empresariais da Argentina, Uruguai, Equador e Peru já tinham em mente o objetivo de promover o bloco sulamericano como um único produto.

Leia mais

Rolar para cima