A segunda edição da Feira Internacional de Turismo do Pantanal acontecerá entre os dias 20 e 23 de abril, no feriadão de Tiradentes, na capital mato-grossense. Cem expositores levarão oportunidades de negócios ao Centro de Eventos do Pantanal, além de discutirem sobre o Turismo Sustentável.
O ano de 2017 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional para o Turismo Sustentável, e o Brasil tem um finalista no prêmio WTTC Tourism for Tomorrow: o Refúgio Ecológico Caiman, que fica no pantanal do estado vizinho, o Mato Grosso do Sul. “Com práticas sustentáveis, temos a garantia de que atrativos e recursos turísticos continuarão existindo nas próximas gerações”, afirma Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).
“Todos os nossos pontos turísticos principais são ecológicos e dependem muito da preservação do meio ambiente”, explica o secretário adjunto de turismo, Luiz Carlos Nigro. De acordo com a organização da feira, o turista nacional costuma gastar R$ 250 por dia quando vai ao Mato Grosso. Já os estrangeiros gastam por volta de R$ 400.
A FIT Pantanal é uma iniciativa da Secretaria Adjunta de Turismo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional do Comércio (Sesc), a Federação Nacional do Comércio (Fecomércio) e o empresários de turismo de Mato Grosso.