Mais de 400 representantes de entidades e profissionais do setor de Turismo estiveram reunidos durante o Fórum Eventos 2017, um dos maiores encontros internacionais do setor de eventos no Brasil. Em sua quinta edição, o encontro ocorreu nos dias 24 e 25 de abril, na capital paulista, e contou com o patrocínio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).
Na oportunidade, mais de 50 palestrantes e moderadores nacionais e internacionais apresentaram ao público as principais tendências do mercado, abordando, entre outros assuntos, tecnologias influentes, experiências pessoais e estratégias de comunicação das marcas. Além das palestras, também houve debates entre especialistas e congressistas sobre o profissional de eventos do futuro e as implicações do atual cenário político e econômico neste mercado.
Segundo o diretor do Fórum Eventos, Sergio Junqueira, o setor de Turismo, Eventos e Hospedagens já é a segunda economia mais importante para o Brasil, perdendo apenas para o agronegócio, e responde por um faturamento de R$ 700 bilhões ao ano (13,6% do PIB), além de ser gerador de 15 milhões de empregos no País.
Para o turismo, o setor de eventos é um grande aliado, já que quem viaja a negócio gasta com hospedagem, alimentação, transporte e lazer durante a estadia e, em muitos destinos, ocupam o vazio da sazonalidade entre períodos de alta temporada. Apenas em 2017, o país tem a expectativa de sediar mais de dois mil eventos, ante pouco menos de 900 no ano passado – o que reforça o fato de que a participação em eventos é hoje o terceiro principal motivo para a vinda de turistas estrangeiros ao Brasil.