PIB direto do turismo brasileiro deve crescer 0,5% em 2017

Compartilhe:

Dados são do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC)

Em 2016, o PIB direto do turismo representou 3,2% do total do PIB brasileiro. As projeções para 2017 são de um crescimento de 0,5%. Para os próximos 10 anos, as projeções são mais promissoras, indicando que essa participação no PIB total deverá representar 3,4%.

Os dados são do estudo anual Viagens e Turismo: Impacto Econômico, realizado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) em parceria com a Universidade de Oxford, com dados coletados em 184 países.

Em termos absolutos, estamos em 11º lugar no ranking das economia do turismo no mundo, que leva em conta vários indicadores do setor – importância do turismo para o PIB (Produto Interno Bruto), geração de empregos, divisas geradas por turistas internacionais e investimentos públicos e privados, entre outros.

Outro dado apontado pelo estudo é que no ano passado o setor de viagens e turismo no Brasil empregou diretamente 2 milhões e 500 mil pessoas, o que representa 2,8% do total de empregos formais do país. As projeções são de crescimento de 1,6% nessa participação em 2017. Na América Latina, em 2016, os empregos diretos representaram 2,9% do total, e no mundo, 3,6%.

Nos próximos dez anos os estudos do WTTC projetam um crescimento anual de 2,4%, chegando em 2027 a representar 3,2% do total de empregos no Brasil.

Leia mais

Rolar para cima