Evento foi realizado pelo Senac RJ na última sexta-feira (23.03) e reuniu diversas entidades representativas do setor
O Senac RJ recebeu na última sexta-feira (23.03), na sua sede no Flamengo, as principais lideranças do setor do Turismo do Rio de Janeiro para o primeiro encontro do Comitê Técnico Setorial. A ação faz parte de um amplo programa do Senac RJ voltado para o desenvolvimento dessa importante vocação fluminense.
A iniciativa, que passa a ser uma ferramenta de escuta do mercado sobre as demandas do mundo corporativo, social e dos diversos setores atendidos pela instituição, teve como objetivo imediato promover a aproximação entre a instituição de ensino e os representantes da área, que apresentaram desafios, necessidades e sugestões, que passam a ser subsídios para o desenvolvimento de cursos e projetos educacionais voltados para a capacitação dos profissionais do Turismo.
Participaram da reunião representantes de instituições como Senac Nacional, FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), Sesc RJ, Rio Convention e Visitors Bureau, ABIH-RJ (Associação Brasileira da Industria de Hotéis do Rio de Janeiro), ABAV (Associação Brasileira dos Agentes de Viagem), ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), entre outras.
O estado do Rio de Janeiro é reconhecido como destino turístico, tanto nacional quanto internacionalmente, por possuir uma vasta oferta de atrativos turísticos, tanto culturais quanto naturais, em destinos como a Cidade Maravilhosa, a Serra Verde Imperial, o Vale do Café e a Costa Verde, entre outros. O setor do Turismo foi responsável por movimentar diretamente R$ 26,6 bilhões em 2016, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Somados os impactos diretos e indiretos, o valor chegou a R$ 41 bilhões naquele ano.
Conforme dados do Senac RJ, o Turismo emprega mais de 300 mil profissionais fluminenses, em diversas ocupações, como camareiros e recepcionistas de hotel, agentes de viagem, entre outros, além de gerar renda para profissionais autônomos como guias turísticos e motoristas. Na cidade do Rio de Janeiro, a taxa de ocupação hoteleira supera os 40%, em média, nos últimos anos, atingindo 55% nos estabelecimentos de quatro estrelas. Os turistas visitam o Rio de Janeiro tanto a lazer (41%), quanto a trabalho (41%).