Por Flávio Resende | Assessoria de Comunicação da FBHA
A campanha Black Friday deste ano, adotada por grande parte das empresas brasileiras dos setores de comércio e serviços, teve resultados satisfatórios este ano, segundo levantamento da Cielo, que pesquisou a performance de vendas do varejo no período de 28 de novembro a 1º de dezembro.
Na prática, o mercado apresentou um crescimento nominal no faturamento de 18,1% frente ao mesmo período do ano passado. O destaque foi o setor de “Turismo e Transporte”, que viu suas vendas aumentarem, em termos nominais, em 29,7% este ano, em relação a 2018.
Para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, os dados refletem a criatividade e o esforço das empresas do setor em criarem promoções atrativas capazes de fomentarem o consumo, mesmo diante da economia retraída que temos vivido no país. “Vale lembrar que os segmentos representados pelo setor de turismo e transportes são muito amplos. Estão contemplados aí as companhias aéreas, hotéis, agências de viagem e turismo, locadoras de veículos, empresas de ônibus, pedágio, taxi, transporte urbano e transporte de carga”, explica o presidente.
De acordo com a pesquisa da Cielo, as regiões do país que apresentarem maiores índices de crescimento nas vendas, em relação ao ano passado foram:Norte (26,8%); Sul (20%); Sudeste (17,4%); Nordeste (16,2%); e Centro-Oeste (13,8%).
Depois do “Turismo e Transportes”, os setores que apresentaram os maiores crescimentos foram: “Livrarias, Papelarias e afins” (27,5%); “Supermercados e Hipermercados (22,9%); e “Móveis, Eletro e Lojas de Departamento” (17,9%).
Segundo Alexandre Sampaio, a experiência deste ano deve fortalecer, em 2020, o setor produtivo brasileiro com a campanha Black Friday, que nos últimos anos tornou-se uma febre nos Estados Unidos, mas que ainda tem espaço para crescer bastante no Brasil.
Crescimento faturamento Nominal Varejo por Unidades da Federação*
1) Pará (22,8%)
2) SC (22,7%)
3) RS (21,5%)
4) SP (18,2)
5) MG (17,8%)
6) CE (17,3%)
7) PR (16,6%)
8) RJ (14,2%)
9) BA (13,1%)
10) GO (12,8%)
11) DF (9,5%)
Fonte: Cielo